sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Idoso no Século XXI

O reconhecimento do idoso perante toda uma coletividade estar por acontecer. Diante do mercado consumidor, no Brasil 37% das pessoas acima de 60 anos ajudam financeiramente seus filhos e netos.
Com maior longevidade, autonomia, qualidade de vida e independência econômica, eles vão reverter às regras atuais da sociedade.
Está marcado o fim da era em que velhice é sinônimo de doença, solidão e dependência. Será por volta de 2025, quando a expectativa de vida do ser humano chegará perto dos 100 anos. Tudo isso só será possível graças aos avanços na medicina preventiva e curativa, eles poderão levar uma vida autônoma, apesar da fragilidade física. Em lugar de "velhos e doentes", serão "clientes preferenciais", capazes de influenciar com seus valores e comportamento a vida de toda a sociedade.
O cenário acima não é ilusório. Está baseado em pesquisa de abrangência internacional, a primeira realizada pelo Instituto Sodexho para o Desenvolvimento da Qualidade de Vida no Cotidiano, lançado mundialmente em 22 de setembro pela empresa francesa Sodexho, líder mundial no setor de alimentação e serviços prestados à coletividade.
Dia 27 de Setembro é comemorado o Dia Nacional do Idoso, este motivo será comemorado no futuro. Dentro de no máximo duas décadas, pessoas com mais de 65 anos serão a grande força do mercado de consumo.
O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas idosas, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento.
O Brasil tem hoje o Estatuto do Idoso, Lei nº 10741 de 01 de outubro de 2004, que regulamenta os direitos das pessoas com mais de 60 anos em temas como saúde, transporte, lazer e atendimento prioritário para os idosos, que é modelo seguido em todos os países.
Trata-se de um modelo que deve ser seguido em todo o País. Afinal, respeitar e ouvir o idoso é obrigação de toda a sociedade.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Osteoartrose deve afetar 50% dos idosos nos próximos anos

Doença pode ser evitada com atividade física regular
É fato. A população brasileira está envelhecendo e cada vez mais rápido. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a população idosa em 2050 chegará a 172,7 idosos para cada 100 crianças. Pelos cálculos do instituto, a população idosa ultrapassará a infantil em 2036. Anteriormente, o IBGE projetava essa mudança apenas em 2049.
Para evitar a degeneração física estrutural e chegar à terceira idade com qualidade de vida, os idosos precisam tomar alguns cuidados. De acordo com vários estudos, metade dos idosos acima de 65 anos terão a osteoartrose. "Esta patologia caracteriza inicialmente pelo amolecimento da cartilagem articular, sendo que, a longo prazo pode ocorrer a destruição total dela", informa o médico ortopedista, Vicente Carlos Franco Macedo. Quando afeta os membros superiores gera menos impacto na qualidade de vida do paciente, porém quando a artrose acontece em joelhos ou quadris pode se tornar incapacitante.(fonte:http://uberlandia-minas.blogspot.com/2009/05/osteoartrose-deve-afetar-50-dos-idosos.html)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

02 ANOS DE PROJETO DE EXTENSÃO


É com grande orgulho que comemoramos 02 anos de projeto de extensão; aos parceiros e colaboradores nosso muito obrigada.A jornada foi e será ardúa; mas a certeza que estamos fazendo a diferença ao provocar questionamentos a respeito do envelhecimento nos conforta.

Agradecemos aos que passaram pelo projeto e nos auxiliaram com a sua dedicação; acredite sua presença foi de grande relevância aos nossos estudos.O projeto cumpriu suas metas, através de ações e produções em congressos nacionais e internacionais. Agora vamos ao encontro de um sonho maior:O PROGRAMA DE EXTENSÃO UFPI - F.A.S(Fisioterapia Assistindo a Saúde) que iniciará em Agosto e as inscrições, encontram abertas!!